Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Exame de ureia é feito para acompanhamento de doenças renais

Postado em 07/10/2019



O exame de ureia é usado principalmente para avaliar a função dos rins. Atualmente, tem sua maior utilidade em clientes renais crônicos, uma vez que o exame de creatinina é mais utilizado para diagnóstico de problemas renais ou mesmo acompanhamento da função renal. Dessa forma, a dosagem sanguínea de ureia é um complemento da dosagem de creatinina.

Saber a dosagem de ureia no sangue ajuda a avaliar a função renal porque a ureia é uma substância filtrada pelos rins. Quando nosso organismo quebra as moléculas de proteína que serão direcionadas aos músculos, ele também produz algumas substâncias que não são aproveitadas pelo corpo. Entre essas substâncias estão a ureia e a creatinina. A ureia é um combinado de substâncias como nitrogênio, carbono, hidrogênio e oxigênio.

A ureia então viaja pela corrente sanguínea até os rins, onde será filtrada e eliminada na urina. Quando os rins não estão funcionando bem, a filtragem da ureia é comprometida. Isso quer dizer que boa parte da ureia produzida não será excretada na urina, permanecendo no sangue.

Dessa forma, o exame avalia as quantidades da substância no sangue a fim de investigar possíveis doenças renais.

Indicações
A dosagem da ureia ajuda a detectar a insuficiência renal em fases precoces. Por isso, o teste é indicado para pessoas que:

- Tem histórico familiar ou pessoal que doença renal crônica
- Têm doenças que aumentam o risco de problema renal, como diabetes, hipertensão, obesidade, rins policísticos, glomerulonefrite, infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
- Fazem uso de medicamentos que alteram a função renal
- Tem idade maior que 50 anos
- São fumantes.

Outros sintomas e condições que podem justificar a triagem:

- Inchaços no corpo sem causa definida
- Anemia sem causa aparente
- Doenças cardíacas graves
- Sangue na urina
- Urina com espuma
- Perda de peso não-intencional
- Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
- Crianças com problema de crescimento
- Gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia.


Sobre este último item, é importante reforçar que as mulheres grávidas estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicação expressa.

Na coleta de sangue feito em laboratório, as pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após o procedimento. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema antes de realizar a coleta.

1. Resultados normais:
Os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL (miligramas por decilitro de sangue). Os valores podem ser diferentes conforme o sexo e idade.

2. Níveis de ureia acima do normal podem indicar:

- Trato urinário bloqueado
- Infecção nos rins
- Insuficiência renal
- Desidratação
- Alterações musculares, como rabdomiólise
- Problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia.

3. Níveis abaixo do normal podem indicar:
- Condições que envolvem os nervos que controlam os músculos, como miastenia grave
- Alterações nos músculos, como distrofia muscular.

 

Quando tiver dúvidas sobre esse ou outros exames é muito importante esclarecê-las com o médico especialista durante a consulta. A confiança e a clareza são essenciais para uma boa relação médico-paciente.

O ASSIM SAÚDE deixa por dentro de doenças, exames e tratamentos.